Equipe



                       
     



Fabiana Esteves Ferreira Igreja

Pedagoga formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNiRIO) . Especialista em Administração Escolar. Trabalhou como professora alfabetizadora na Prefeitura do Rio de Janeiro e no Estado do Rio com Educação de Jovens e Adultos. Atualmente, é Orientadora Pedagógica da Prefeitura de Duque de Caxias, onde tem se dedicado à formação docente. Trabalhou como assessora pedagógica e formadora nos cursos FAP (Formação em alfabetização Plena) e ALFALETRAR, ambos promovidos pela Secretaria de Educação do mesmo município e hoje é Orientadora de Estudos do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, programa de formação em parceria do município com o MEC. Escritora e poeta, participou de concursos de poesia e teve seus textos publicados em antologias pela Editora Litteris. Escreve para os blogs “Mãe em dose dupla” e “Proseteando”. Seu primeiro livro, “In-verso”, foi lançado em edição independente.


Renata Araújo Tomé do Rego

Formada em Pedagogia – Licenciatura Plena – Habilitação: Magistério das Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio e Supervisão Escolar (UERJ/FEBF), Especialista em Políticas Públicas e Projetos Socioculturais em espaços escolares (UFRJ). Trabalhou como professora do 1º segmento do Ensino fundamental na rede privada e na Prefeitura de São João de Meriti. Atualmente exerce a função de Implementadora da Divisão de Leitura, na Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias e Professora Dinamizadora da Sala de Leitura na E. M. Capitão Fuzileiro Naval Eduardo Gomes de Oliveira, onde também desenvolve o projeto Mediadores de Leitura com jovens do 2º segmento do Ensino Fundamental.



Patrícia de Sá Góes

Graduada em Letras pela UERJ (Português e Literatura) e Pós-Graduada em Língua Portuguesa (UERJ).Sou professora das redes municipais de Duque de Caxias e Rio de Janeiro. Na rede do RJ atuo como professora de Língua Portuguesa para 6º ao 9º anos de escolaridade. Atuo na rede de Duque de Caxias na Secretaria de Educação na Equipe de Leitura. Damos oficinas e formações para professores de Sala de Leitura da rede de Duque de Caxias. Temos um caminhão “Leia Caxias” que é uma Biblioteca volante que percorre todas as escolas do município onde fazemos contações de histórias. Apresentei um trabalho no COLE (UNICAMP) sobre Monteiro Lobato. Publiquei um livro “O Almanaque da Reforma Ortográfica” que foi distribuído pela SME para todos os alunos e professores da rede de Caxias. Fui coordenadora do Projeto Mediadores de Leitura de 2009 a 2012 representando a SME. Fiz contação de história no Programa do Ziraldo que passa aos domingos na TV Cultura e faço oficinas sobre leitura e contação de histórias para municípios e estados interessados. Fui tutora do curso Leitura e Formação de leitores no CEDERJ durante dois anos. Realizei durante um ano curso para Formação de Leitores para professores do Lar Fabiano de Cristo. Como desdobramento deste trabalho, fiz um vídeo com um resumo do curso realizado para o Lar Fabiano de Cristo que foi distribuído para todo Brasil. Ministrei oficinas sobre Trânsito e Meio ambiente nos municípios de : Mesquita, São João de Meriti, Pinheiral, Piraí, Itaguaí, Paracambi, Seropédica, Barra Mansa e Volta Redonda em 2013. Ministrei curso para alunos de graduação em Letras na Universidade Rural do Rio de Janeiro sobre Leitura e Formação de Leitor. Integrante do Plano Municipal do Livro e da Leitura em Duque de Caxias representando a SME e Coordenadora de Língua Portuguesa nas Olimpíadas de Português.

Fátima Regina dos Santos França

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Implementadora da Divisão de Leitura da SME/Duque de Caxias. Integrante da Gerência de Mídia-Educação da SME/Rio de Janeiro.Foi professora alfabetizadora na Rede municipal do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias recebendo O Prêmio Incentivo à Educação Fundamental do MEC a nível Federal no ano de 1999, Prêmio Orgulho Carioca RJ e Menção Honrosa pelo referido Prêmio pela SME de Duque de Caxias.Exerceu a função de regente de sala de leitura no Rio de Janeiro e dinamizadora de leitura na Rede municipal de Duque de Caxias sendo convidada a atuar como dinamizadora de leitura e Contadora de histórias da Biblioteca Volante Leia Caxias passou a integrar em 2001 a Equipe de Leitura da SME, onde tem atuado como implementadora promovendo leitura e acompanhamento às Escolas.Faz parte da Gerência de Mídia Educação da SME do Rio de Janeiro, que é responsável por nortear a promoção da leitura literária, oferecer formação e acompanhamento às Salas de Leitura da Rede tendo como eixos gestão, acervo, espaço e mediação. O Cineclube nas escolas, Encontros com Autores e uma série de ações fazem parte do campo de atuação desta Gerência que com o Programa Rio uma cidade de leitores, atua como parceira e promotora de múltiplas iniciativas com o objetivo de disseminar e ampliar a leitura no município.


Edileide Silva da Penha

Pedagoga, formada pela UNIGRANRIO, com habilitação em Orientação Educacional e Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Pós-graduada em Supervisão Pedagógica (UNIVERSO – Universidade Salgado de Oliveira). Aos 15 anos concluiu o curso formação de professores, foi auxiliar de escritório, vendedora, e só começou a lecionar a partir dos 19 anos de idade. Foi Professora no Colégio Fluminense, no Instituto Marcos Freitas e por 14 anos no CAP – UIGRANRIO, onde além de professora do 1º segmento, era Regente do Coral Infanto-Juvenil, presidente e pianista  do Coral Universitário e integrante do Grupo de Teatro AFE cujas produções ficavam meses em cartaz. Estudou música pelo Conservatório Brasileiro de Música (Teoria Musical e Piano). Atua como regente de coral e instrutora de técnica vocal e regência. Há 25 anos na Rede Municipal de Caxias, atuou como professora regente e dinamizadora de leitura. Na SME desde 2009, integrou a equipe da SAGP, foi suplente do Conselho Municipal da Defesa do Meio Ambiente de Duque de Caxias (COMDEMA-DC) de 2010 a 2012 representando a SME. Ministrou na Sala dos Professores Mestre Paulo Freire em 2012 e 2013 o curso de violão básico para iniciantes “Cantando e Contando Histórias com violão é bem melhor” aberto ao público. Atualmente faz parte da equipe de Implementadores da Divisão de Leitura. Dentre as diversas atribuições do setor encontram-se: acompanhamento do trabalho efetivo das dinamizadoras em suas unidades escolares, organização e elaboração de apostilas para formação dos dinamizadores de leitura, oficinas envolvendo práticas leitoras, participações em Seminários, Simpósios e Festas Literárias. Gosta muito de ler, escrever, tocar, cantar e contar histórias. Como contadora de histórias da Biblioteca Volante Leia Caxias, tem se dedicado e percorrido os quatro distritos do nosso município, atendendo os alunos da nossa rede. Sempre presente nos eventos públicos, culturais e sociais da nossa cidade, procura instigar a todos que visitam o “Caminhão da Leitura” o prazer e o gosto pela leitura de uma forma livre e espontânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário